Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica?

Emitir nota fiscal eletrônica (Nf-e) se tornou um modo prático para que empresas tenham controle sobre seus fornecedores e clientes, para ficar em dia com as obrigações federais e para que o governo possa ter facilidade na fiscalização.

É obrigatório toda empresa emitir nota fiscal eletrônica sob pena de ser considerado sonegação fiscal. A nota fiscal é necessária em toda transação comercial e deve ser exigida pelo consumidor, para assegurar seus direitos quanto a uma troca ou devolução de mercadoria.

Emitida pela internet, a nota fiscal eletrônica veio para substituir a versão em papel, o que ajuda a reduzir custos e o impacto no meio ambiente. Esse modelo criado pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e adotado pelo governo em 2007, tem a vantagem de dar descontos no IPTU e no ICMS ao contribuinte vendedor, dependendo do caso.

Entenda o que é, quais são os diferentes tipos e como emitir Nota Fiscal Eletrônica por meio deste conteúdo.

O que é nota fiscal eletrônica?

Após uma transação comercial (venda de produtos ou serviços), o vendedor tem a obrigação de emitir notas fiscais eletrônicas como forma de documentar o processo e também para fins de recolhimento de impostos.

Todas as operações tributárias são registradas através desse documento fiscal, e qualquer transação não registrada é considerada como sonegada.

Mas não existe apenas um tipo de NF-e. Há diferentes tipos de nota fiscal a depender do público e da atividade exercida pela empresa.

Quais os tipos de nota fiscal eletrônica?

Para que a Receita Federal pudesse ter maior controle sobre a fiscalização das atividades dos empreendimentos, foi criado 5 tipos de NF-e, a saber:

NFS-e – Nota Fiscal de Serviço

As NFS-e vieram para substituir a antiga Declaração de Serviço, atrelada à cobrança do ISS (Imposto sobre Serviço).

Esse tipo de nota fiscal é apenas emitida quando um serviço é prestado e finalizado, sendo muito comum para quem é MEI (Microempreendedor Individual).

NFC-e – Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica

São as notas fiscais emitidas para pessoas físicas após efetuar uma compra. Não devem ser utilizadas para pessoas jurídicas.

CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico

Tributada a partir do ICMS, as CT-e são usadas para serviços que envolvem transportes de carga dentro do estado ou município.

Essas notas fiscais evitam lentidão durante o processo de faturas, reduzem custos com frete e evitam pagamentos duplicados.

MDF-e – Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos

É uma nota fiscal que engloba várias CT-e em um transporte de carga dentro do país, como ocorre com mercadorias para diferentes clientes de uma loja específica ou de várias lojas.

Como emitir nota fiscal eletrônica?

Antes de saber como emitir nota fiscal, saiba o que é necessário para a empresa dar início ao processo de emissão de notas:

  • Tenha um Certificado Digital;
  • Cadastre sua empresa na Sefaz;
  • Adquire e instale um software emissor de NF-e.

Agora, basta seguir o passo a passo para emitir nota fiscal eletrônica:

  1. Ao abrir o programa emissor de NF-e, selecione Emitente (empresa) e clique em Iniciar;
  2. Escolha Notas Fiscais e, depois, em Emitir Nova Nota;
  3. Preencha os dados da NF-e na primeira aba, com todos os dados necessários;
  4. Clique na aba Emitente e preencha os dados do cliente, que tanto pode ser outra empresa (CNPJ) quanto uma pessoa física (CPF);
  5. Preencha com um número ou com a palavra ISENTA nos campos de Inscrição Estadual e Municipal;
  6. Em Produtos e Serviços, descreva as mercadorias em cada seção (dados e tributos);
  7. Deixe em branco a seção Pedido de Compra, Produto Específico, Número do Pedido e Controle FCI;
  8. Clique em Totais e preencha o valor Total da Nota e clique em calcular;
  9. Clique em Informações Adicionais com informações de interesse do contribuinte com a frase: “documento emitido por ME ou EPP optante pelo Simples Nacional de acordo com a lei 123/2006”.
  10. Salve, clique em Validar > Assinar > Escolha o Certificado Digital > Transmitir > Imprimir o DANFE.

Após seguir todas essas orientações, a sua empresa terá emitido a nota fiscal eletrônica.

error: Content is protected !!
Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, ao continuar navegando você aceita a Politica de Privacidade Leia Mais .